Sustentabilidade 4.0

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47842/juts.v5i1.51

Palavras-chave:

Revolução Industrial 4.0, Sustentabilidade, Tripé da Sustentabilidade, Digitalização

Resumo

Objetivo: Pretende‐se neste ensaio abordar breves reflexões a respeito da quarta revolução industrial visando explorar seu impacto na sustentabilidade.

Referencial teórico: As lentes teóricas selecionadas analisam o conceito de sustentabilidade e como a revolução 4.0 pode contribuir positivamente. À medida que novas oportunidades surgem para criar um elo entre sustentabilidade e tecnologia, as empresas aumentam sua lucratividade eliminando ineficiências no processo fabril ao tempo que utilizam de forma otimizada recursos existentes e disponíveis para a criação de maior valor agregado na oferta de serviços e produtos ao consumidor.

Método: O estudo trata-se de um ensaio teórico com base nas teorias que abarcam os temas do Tripé da Sustentabilidade e Revolução Industrial 4.0.

Resultados e conclusão: Com base no conceito da indústria 4.0, as organizações têm oportunidade de aproveitar os recursos existentes e disponíveis para a criação de maior valor agregado na oferta de serviços e produtos ao consumidor. A oferta de soluções sustentáveis é sim cada vez mais possível e pode ser infinitamente beneficiada por uma correlação positiva com as chamadas tecnologias da revolução 4.0, basta que sejamos efetivamente conscientes dos erros do nosso passado e produzamos um presente, futuro do passado, sem ignorá-los e/ou repeti-los.

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Biografia do Autor

Matheus Eurico Soares de Noronha, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, (Brasil)

Doutor em Administração: Gestão Internacional pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, (Brasil). 

Rosemeire Souza Vieira Silva, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, (Brasil)

Doutoranda em Administração de Empresas pelo Programa de Pós-Graduação em Inovação, Estratégia e Marketing da Escola Superior de Propaganda Marketing - ESPM, São Paulo, (Brasil).

José Carlos Rodrigues, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, (Brasil)

Mestre em Comportamento do Consumidor pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, (Brasil).

Lucas L F Valente, Universidade Anhembi Morumbi - UAM, São Paulo, (Brasil)

 Pós Graduação (Data Science) Education pela Universidade Anhembi Morumbi - UAM, São Paulo, (Brasil).

Letícia Jahn Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Santa Catarina, (Brasil)

Graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Santa Catarina (Brasil).

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Publicado

2022-10-27

Como Citar

EURICO SOARES DE NORONHA, M.; SOUZA VIEIRA SILVA, R.; RODRIGUES, J. C.; L F VALENTE, L.; JAHN SOUZA, L. Sustentabilidade 4.0. Journal of Urban Technology and Sustainability, [S. l.], v. 5, n. 1, p. e51, 2022. DOI: 10.47842/juts.v5i1.51. Disponível em: https://journaluts.emnuvens.com.br/journaluts/article/view/51. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Tecnológicos