Governança Editorial

Política de governança

Conselho Editorial

O Conselho Editorial é constituído por um grupo de pesquisadores - professores e acadêmicos - provindos de diferentes instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, com representatividade no meio científico. Ele não necessariamente atua de forma coletiva e não há previsão de encontros periódicos, com pautas específicas, como também não é firmado qualquer vínculo formal entre os membros do Conselho e a entidade legal responsável pela publicação da revista.

Os membros têm como responsabilidades opinar sobre questões que envolvem o aperfeiçoamento das Políticas Editoriais, indicar pareceristas, divulgar a revista, pensar sobre estratégias de ação e inovação no meio acadêmico e profissional e tratar das questões éticas quando acionado.

O Conselho Editorial não interfere no processo editorial, todavia, pode ser convocado pelo Editor Científico para deliberações que envolvem questões estratégicas e/ou operacionais. Atua no sentido de manter a cientificidade, o rigor e a confiabilidade necessárias para alicerçar a credibilidade de um periódico científico.

Comitê Científico

O Comitê Científico é constituído por membros do contexto científico, representantes das áreas nas quais este periódico tem influência, os quais são provenientes do Brasil e do  exterior.

O objetivo dele é fomentar a cientificidade, o rigor e a confiabilidade do processo editorial, fato que, consequentemente, garante a credibilidade das publicações. Ele também deve ter compromisso com a ética e com os critérios de indexação em bases renomadas e, ainda, buscar o apoio institucional e financeiro para manutenção do periódico.

Os membros dele atuam de forma individual e, caso necessário, coletivamente para fins de refletir sobre políticas e procedimentos editoriais.

O Editor Científico dirige o Comitê e pode solicitar contribuições individuais ou coletivas, por meio de convocação de reunião.

Eles ainda poderão solicitar convocação de reunião para tratar de questões que envolvam a estrutura e o desenvolvimento deste periódico. O Comitê poderá indicar temáticas para edições especiais/dossiês.

O Comitê científico não interfere no processo editorial do CSJ.

Editor Científico

O Editor Científico é o responsável pela editoração da revista, em termos técnicos e científicos e conta com uma equipe de suporte, para as questões de rotina administrativa que envolvam o processo editorial, o qual, neste periódico, é realizado por sistema eletrônico, fato que torna o processo impessoal e transparente conforme consta no processo de editoração disposto pela plataforma Open Journal System (OJS).

É responsabilidade do editor: (i) a avaliação prévia dos manuscritos - desk reject - inclusive avaliar a adoção das normas de submissão pelo(s) autor(es); (ii) encaminhamento para os revisores; (iii) encaminhamento para revisão; e (iv) publicação dos manuscritos aprovados.

O Editor Científico coordena as ações do Comitê Científico e trabalha de forma articulada com Conselho Editorial, para fins de reflexão sobre as questões estratégicas deste periódico.