O marketing verde e sua influência sobre o consumo consciente

Autores

  • Milena Crepaldi Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSPC, São Paulo, Campus Caraguatatuba, (Brasil)
  • Marlette Cassia Oliveira Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSPC, São Paulo, Campus Caraguatatuba, (Brasil)
  • Flavio Santino Bizarrias Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, (Brasil)
  • Jussara Da Silva Teixeira Cucato Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, (Brasil)
  • Jussara Goulart Da Silva Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Minas Gerais, (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.47842/juts.v6i1.59

Palavras-chave:

Marketing Verde, Estratégias, Comportamento Do Consumidor, Greenwashing e Consumo Verde

Resumo

Objetivo: analisar o comportamento do consumidor no processo de compra de produtos que empregam as estratégias de marketing verde identificando a efetividade das ações ecológicas segundo a percepção destes.

Método: A metodologia utilizada foi uma pesquisa quantitativa, descritiva com amostra por conveniência.

Principais resultados: identifica-se a distância entre o que os jovens pensam e suas verdadeiras ações em relação às questões ambientais.

Relevância/originalidade: A originalidade da pesquisa está no comportamento do consumidor pesquisado, pois apesar de reconhecer a importância do marketing verde nas empresas, em alguns casos o consumidor não entende, na prática, a importância que suas ações individuais para a preservação do meio ambiente, e o quanto seus hábitos de consumo podem influenciar as empresas a aderirem ao desenvolvimento sustentável.

Contribuições teóricas/metodológicas: emprego da escala de comportamento do consumidor ecologicamente consciente – Ecologically Conscious Consumer Behaviour de Straughan e Roberts (1999). 

Contribuições sociais/para a gestão: As contribuições gerenciais e sociais da pesquisa permitem que gestores e profissionais afins se conscientizem da importância da divulgação de suas ações para o desenvolvimento sustentável para criar valor junto ao público consumidor. O poder público pode empregar ações para a conscientização do jovem, que tem a oportunidade de impactar positivamente em seu convívio social e em seu futuro ambiente profissional, adotando hábitos de consumo consciente.

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Biografia do Autor

Milena Crepaldi Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSPC, São Paulo, Campus Caraguatatuba, (Brasil)

Tecnóloga Em Processos Gerenciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSPC, São Paulo, Campus Caraguatatuba, (Brasil).

Marlette Cassia Oliveira Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSPC, São Paulo, Campus Caraguatatuba, (Brasil)

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, (Brasil). Docente efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSPC, São Paulo, Caraguatatuba.

Flavio Santino Bizarrias, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, (Brasil)

Pós-doutor em Marketing Internacional pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo. Doutor em Administração em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos (PPGP) Stricto Sensu da Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Jussara Da Silva Teixeira Cucato, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, (Brasil)

Doutora em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, (Brasil). (Linha de Marketing). Professora na Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo.

Jussara Goulart Da Silva, Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Minas Gerais, (Brasil)

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho  - UNINOVE, São Paulo, (Brasil). Professora efetiva da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Minas Gerais, no curso de Administração da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP, atuando na área de Marketing. 

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Publicado

2023-11-01

Como Citar

MOREIRA, M. C.; FERREIRA, M. C. O.; BIZARRIAS, F. S.; CUCATO, J. D. S. T.; SILVA, J. G. D. O marketing verde e sua influência sobre o consumo consciente. Journal of Urban Technology and Sustainability, [S. l.], v. 6, n. 1, p. e59, 2023. DOI: 10.47842/juts.v6i1.59. Disponível em: https://journaluts.emnuvens.com.br/journaluts/article/view/59. Acesso em: 10 dez. 2024.