Discurso sustentável e a prática de remanejamento: Estudo de caso em intervenção habitacional do Programa de Aceleração do Crescimento em Belém (PA)

Autores

  • Marlon D. Castro Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA), Pará

DOI:

https://doi.org/10.47842/juts.v3i1.26

Palavras-chave:

Discurso sustentável, Programa de aceleração de crescimento, Projeto de trabalho técnico social

Resumo

Remanejamentos urbanos têm sido as práticas mais comuns para reduzir a quantidade de assentamentos precários vulneráveis do ponto de vista socioambiental na Região Metropolitana de Belém nas últimas décadas, mas seus resultados e efetividade ainda são discutíveis. Este artigo procura analisar as interpretações discursivas e aproximações ao conceito de sustentabilidade urbana em uma intervenção de habitação de interesse social oriunda do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Belém (PA), a partir do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), visando estabelecer nexos de sustentabilidade entre a população atendida pelo Programa durante a realização das obras da intervenção – o Projeto Taboquinha, localizado no distrito de Icoaraci. Foi utilizada pesquisa qualitativa a partir dos projetos técnicos, documentos, além de entrevistas semiestruturadas com técnicos elaboradores e executores. Percebe-se que em relação à sustentabilidade, tomando por base a categoria lazer, foco do estudo, o Projeto reproduz espaços sem relação com as vivências materiais e substantivas dos sujeitos atendidos, desconsiderando suas necessidades e práticas cotidianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon D. Castro, Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA), Pará

Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA).

Referências

ABIKO, A.; COELHO, L. O. Urbanização de Favelas: procedimentos de gestão. Porto Alegre: ANTAC, 2009.

ACSELRAD, H. Discursos da Sustentabilidade Urbana. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, número 1, 1999.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

CASTRO, M. D. . Discurso sustentável e a prática de remanejamento: Estudo de caso em intervenção habitacional do Programa de Aceleração do Crescimento em Belém (PA). Journal of Urban Technology and Sustainability, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 89–105, 2020. DOI: 10.47842/juts.v3i1.26. Disponível em: https://journaluts.emnuvens.com.br/journaluts/article/view/26. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos