Atitude e intenção na compra de produto sustentável

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47842/juts.v8i1.58

Palabras clave:

Atitude, Consumo sustentável, Intenção de compra, Atitudes

Resumen

Objetivo: Analisar o papel mediador da atitude dos consumidores na relação entre marketing verde e intenção de compra, bem como investigar como a exposição a informações ambientais e estratégias promocionais voltadas à sustentabilidade afetam a decisão de compra. Referencial teórico: O estudo fundamenta-se em teorias sobre a formação de atitudes e intenção de compra, explorando a relação entre marketing verde, percepção do consumidor e tomada de decisão no consumo sustentável. Método: Foi adotado um estudo quantitativo operacionalizado por meio de um survey. Os dados coletados foram analisados por meio de modelagem de equações estruturais, permitindo avaliar as relações entre atitude, intenção de compra e percepção dos consumidores. Resultados e conclusão: Os achados revelam que a atitude desempenha um papel mediador significativo entre percepção e intenção de compra, tornando-se um fator central no consumo sustentável. Além disso, verificou-se que avaliações positivas sobre consumo sustentável aumentam a predisposição ao consumo consciente. No entanto, a intenção de compra é menos influenciada do que a atitude, sugerindo que apenas fornecer informações sobre sustentabilidade não é suficiente para impulsionar esse comportamento. Implicações da pesquisa: Evidencia-se a necessidade de estratégias de marketing que priorizem a formação de atitudes favoráveis e incentivem a percepção de valor no consumo sustentável, fortalecendo a confiança do consumidor. Originalidade/valor: O estudo contribui para o entendimento do comportamento sustentável, destacando o papel fundamental das atitudes na intenção de compra e sugerindo que campanhas educativas voltadas ao desenvolvimento dessas atitudes podem ser mais eficazes do que a simples disseminação de informações sobre sustentabilidade.

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Biografía del autor/a

Marlette Cassia Oliveira Ferreira, Instituto Federal de Educação e Ciência e Tecnologia

Doutora em Administração pela UNINOVE e Mestre Interdisciplinar em Administração, Comunicação e Educação. Possui Graduação em Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda, Graduação em Administração Geral, Graduação em Pedagogia. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Caraguatatuba. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica de Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, comportamento do consumidor, varejo, emoção, crowding e coping.

Flavio Santino Bizarrias, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Pós-doutor em Marketing Internacional pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - São Paulo. É Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos (PPGP) Stricto Sensu da Universidade Nove de Julho. Doutor em Administração e Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho, professor de ensino superior da mesma IES. Possui especialização em Marketing pela ESPM-SP e graduação em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000). Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: marketing e gestão de projetos, comportamento do consumidor, atitudes implícitas (automáticas) marcas, crowding, e identidade do consumidor. Possui experiência profissional na área de Administração, com ênfase em Mercadologia.

Jussara da Silva Teixeira Cucato, Universidade Nove de Julho

É Doutora em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM-SP (Linha de Marketing). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - UNINOVE com ênfase em Marketing. Cursou Administração de Empresas pela mesma IES. Cursou Didática de Ensino em Administração na FEA/USP. Estuda o comportamento do consumidor, marketing digital, marketing de serviços, marketing estratégico, inovação em marketing e Ética empresarial

Jussara Goulart da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). É Bacharel em Administração Geral de Empresas pelo Instituto Educacional de Assis (IEDA), Especialista em Administração de Marketing pela Fundação Eurípides Soares da Rocha (UNIVEM) e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no curso de Administração da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP), atuando na área de Marketing. Integra o banco de avaliadores do SINAES - BASis.

Citas

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Publicado

2025-08-18

Cómo citar

FERREIRA, M. C. O.; BIZARRIAS, F. S.; CUCATO, J. da S. T.; SILVA, J. G. da. Atitude e intenção na compra de produto sustentável. Journal of Urban Technology and Sustainability, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–17, 2025. DOI: 10.47842/juts.v8i1.58. Disponível em: https://journaluts.emnuvens.com.br/journaluts/article/view/58. Acesso em: 14 oct. 2025.

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