Application of surface modifiers in ceramic tile to improve adhesion strength with mortars

Publicado
2019-12-02
Palavras-chave: Argamassas colantes, Revestimento cerâmico, Resistência de aderência à tração, Tratamento superficial

    Autores

  • Bruna Bulzico São Judas University, São Paulo
  • Maurício M. Resende São Judas University, São Paulo
  • Carlos Herrera-Mesén Polytechnic University of Catalonia

Resumo

Hoje em dia, os ladrilhos cerâmicos de piso ou parede têm sido compostos principalmente por ladrilhos de cerâmica grandes dimensões e com baixa absorção de água, o que exige uma maior necessidade de resistência de união entre o ladrilho e a argamassa adesiva. Alguns pesquisadores argumentam que a adesão é obtida principalmente por intertravamento mecânico, enquanto outros afirmam que a adesão é obtida principalmente pelo aumento da superfície de contato. Para propiciar esse aumento da superfície de contato, algumas pesquisas indicam a utilização de modificadores de superfície no verso da placa cerâmica. Assim, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a influência do tratamento superficial na resistência à tração. A pesquisa mostrou que fatores como o teor de polímeros da argamassa adesiva, a absorção e a rugosidade do verso da cerâmica foram mais influentes na resistência à tração do que o uso dos tratamentos de superfície mencionados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, A. E. F. S. Estudo da influência das adições de sílica ativa e copolí-mero estireno acrílico nas propriedades de argamassas para assentamento de porcelanato. 2005. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Ciência e Engenharia de Materiais, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2005.

CARASEK, H.; CASCUDO, O.; CINCOTTO, M. A.; DJANIKIAN, J. G. Microestrutura da interface argamassa / tijolo cerâmico. Anais.. Salvador: Ceta/Antac, 1997.

COSTA, E. B. C. Análise de parâmetros influentes na aderência de matrizes ci-mentícias. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urbana) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

GONÇALVES, S. R. C. Variabilidade e fatores de dispersão da resistência de ade-rência nos revestimentos em argamassa: estudo de caso. 2004. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) -Universidade de Brasília, Brasília, 2004.

MANSUR, A. A. P. Mecanismos físico-químicos de aderência na interface arga-massa modificada com polímeros/cerâmica de revestimento. 2007. Tese (Dou-torado em Engenharia Metalúrgica) - Escola de Engenharia - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

OHAMA, Y. Polymer-based Admixtures. Cement and Concrete Composites, v. 20, p. 189-212, 1998.

PEREIRA, E. ; SILVA, I. J.; COSTA, M. R. M. M. Avaliação dos mecanismos de aderência entre argamassa colante e substrato não poroso. Ambiente Construído, v. 13, n. 2, p. 139-149, 2013.

Como Citar
BULZICO, B. .; RESENDE, M. M. .; HERRERA-MESÉN, C. . Application of surface modifiers in ceramic tile to improve adhesion strength with mortars. Journal of Urban Technology and Sustainability, v. 2, n. 1, p. 4-10, 2 dez. 2019.